top of page

Está interessado/a em ter uma das nossas propostas nos seus eventos? converse connosco.​

Temos inúmeras proposta para si, mas destacamos os nossos Projetos:

"Rufos & Roncos - Grupo de Gaitas, Percussão e Cª " ||  "ComCordas - Grupo de Cavaquinhos de Torres Vedras" ||  "Ribombar - Grupo de Gaitas e Percussão do APVM "  || "A Bandinha dos Cavalos" || "Estórias de Filarmónicos" 

Ribombar

"Ribombar" é um projecto iniciado no ano lectivo de 2006/07, sob a responsabilidade do Professor Pinto Gonçalves, com o objectivo de motivar os alunos da, então, EB2,3 Padre Vitor Melícias, agora, EBI Padre Vitor Melícias, para a prática musical.

Trata-se de um Grupo de Percussões, que conta, neste momento, com cerca de três dezenas de elementos.
O Grupo "Ribombar" é, neste momento, um dos principais elos de ligação entre a Escola e a Comunidade, participando em eventos promovidos por entidades diversas, onde se destaca o Carnaval de Torres Vedras.
O protocolo estabelecido com a Promotorres EM, permitiu aumentar a quantidade e qualidade do equipamento (Bombos, caixas e timbalões), bem como as TShirts e SwetShirts que vestem o Grupo.

O nome junta duas palavras Ritmo e Bombos ao ecoar dos trovões – RIBOMBAR.
O símbolo do grupo foi criado pela Professora Paula Vilela e representa as escolas do Agrupamento (as estrelas) alinhadas com a escola sede (a pomba) unidas pelo ecoar das percussões (os tambores).
Após um período de formação de 2 anos alguns alunos aprenderam a tocar Gaitas de Foles. Hoje o grupo conta com alguns desses alunos, gaiteiros, ganhando uma outra dimensão com a sonoridade das gaitas aliada à das percussões.


 

ComCordas

O Grupo de Cavaquinhos de Torres Vedras, "ComCordas", foi criado em Março de 2010 e é composto por 16 elementos todos aposentados.
Sob direcção do professor Joaquim Pinto Gonçalves, envolvido neste projecto desde o início, fez a sua estreia a 14 de Maio deste mesmo ano no 1º. Festival de Música Tradicional de Ponte do Rol. Seguiram-se actuações em Sobral de Monte Agraço, Carvoeira, Sacavém e Torres Vedras.

Neste momento, com dezenas de espetáculos realizados e com um repertório
Do seu reprotório fazem parte canções da música tradicional portuguesa representativa de várias regiões.

Rufos & Roncos

Projeto Musical, na área da Musica Tradicional Portuguesa, que para além de divulgar as nossas Tradições Musicais, cria, a partir delas, novas sonoridades e propostas um pouco mais arrojadas.
Assim, partindo dos aerofones, Gaitas de Foles, Flautas, Concertinas... assegurando a parte melódica, juntamos as percussões tradicionais e até alguns cordofones, como o Cavaquinho, o Bandolim, as Violas de Arame... no sentido de explorar todo o rico universo das Tradições Musicais Portuguesas, mas também as Ibéricas e, quem sabe, podendo ir mais longe, na Geografia e na História.
O campo da pesquisa é imenso e a ambição é grande, por isso o Projecto  está virado para a Tradição e para a Inovação.  Os passos, vão-se dando de acordo com a capacidade que formos adquirindo, uma vez que trabalhamos com jovens e estamos a formá-los, ao longo do processo.

Propostas AnimEsp

A Bandinha dos Cavalos é constituída por dois cavalos (Romeu e Mulan) que puxam uma galera, sobre a  qual se exibem permanentemente doze músicos, mais o cocheiro, perfazendo um total de treze.

As   actuações já aconteceram desde  Freamunde, no norte, (Festas Sebastianas) , até Serpa, no sul, (Festa de N. Sra. de Guadalupe -Cortejo histórico e etnográfico), tendo passado por Lisboa (arraial da empresa Codifar, Parque das Nações -Inatel, aniversário da SIC),  Viseu (Festival Andanças e animação de Natal), Colares (Sintra, Círio do Litoral Colarense), Bombarral (32º aniv. 25 de Abril), Santo Estêvão das Galés (Mafra, Festa de N. Sra. do Cabo), Gradil (Mafra, Festa de N. Sra. da Nazaré), Torres Vedras (Feira de S. Pedro), Santarém (W Shopping), Vila Franca de Xira (Festas do Colete Encarnado), Odivelas (baile para idosos), Ribamar (Lourinhã, Festas de N. S. de Monserrate) e Viana do Alentejo (Romaria a cavalo - Moita/Viana) constituindo estas o  testemunho definitivo de confirmação e aceitação deste projecto em Portugal.confirmação e aceitação deste projecto em Portugal.

A Bandinha dos Cavalos

Estórias de Filarmónicos

O espectáculo "Estórias de Filarmónicos" tem a duração aproximada de 90 Minutos
Quatro músicos em palco, Luis Pedro Carimbo - Clarinete, voz e percussões; Pinto Gonçalves - Teclado, Guitarra, voz e percussões; Rui Arménio Silva, Bateria e Voz; Hernâni Santos - Guitarra, voz e percussões
Sinopse: Quatro músicos com ligação às Bandas Filarmónicas, contam pequenos episódios vividos durante as actuações de diversas bandas. Como quem conta um conto acrescenta um ponto, alguns desses episódios são acrescentados com outros, paralelos ou não, que enriquecem o espectáculo e lhe acrescentam humor quanto baste e uma boa dose de improvisação. A música está presente ao longo de todo o espectáculo e todas as "Estórias" terminam com um número musical. Trata-se de um formato do tipo "Stand Up Comedy"  a que se juntou uma componente musical mais ou menos estruturada.
É uma interessante homenagem aos músicos das Bandas Filarmónicas e às peripécias por eles vivenciadas.

Em Construção...

bottom of page